Trabalhando o Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte em Sala de Aula


A cidade de Juazeiro do Norte, localizada no interior do Estado do Ceará, vem passando nas últimas décadas por uma transformação em seu espaço urbano surpreendentemente. Acredita-se atualmente que a cidade só pode crescer agora na vertical, pois extrapolou limites horizontais em suas fronteiras com os municípios vizinhos que quase inexiste.
O município cresceu vertiginosamente, e é um local de turismo religioso dos mais significativos do país. Todavia, não se preparou em resguardar os monumentos históricos em seu progresso. Quase todos casarões existentes no centro da cidade foram demolidos, sendo substituídos por lojas, estacionamentos, entre outros adereços da modernidade.
 A cidade teve vários gestores desde o primeiro prefeito, Padre Cicero Romão Batista, que dificilmente se preocuparam em preservar, pois só queriam modernizar os espaços. Um dos casos mais absurdos foi a demolição de um monumento em homenagem aos romeiros que foi destruído para uma reforma da praça que hoje chamamos de giradouro.
Desse modo é relevante trabalhar com os alunos dos oitavos anos da disciplina de Estudos Regionais, os patrimônios culturais da cidade de Juazeiro do Norte que contém tanto de ordem material quanto imaterial. A educação patrimonial é fundamental para que despertem nos alunos o interesse pelos patrimônios culturais que contam um pouco de nossa história e o respeito por esses locais e tradições por vezes negligenciados.
Anualmente o município recebe milhares de turistas que são na maioria desassistidos de um guiamento pelos locais patrimoniais. Desse modo trabalharemos com objetivo de mostrar caminhos de aperfeiçoamento nesse trato informacional para com visitantes que almejam degustar um pouco das histórias por trás de cada monumento ou saberes e fazeres. Para isso trabalharemos com QR Codes (quick response code ou código de resposta rápida) que transforma qualquer mensagem estática em algo interativo. Imagine cada ponto turístico da cidade com esse código, que ajudaria os visitantes a conhecer um pouco mais desses locais. O nosso objetivo principal é mostrar a possibilidade para os gestores municipais de utilizar esse recurso que tem vários servidores desses códigos gratuitos, uma maneira de ajudar o setor turístico.
        A apresentação a seguir foi usada para explicar aos alunos a proposta do projeto, assim como trabalhar o tema do patrimônio cultural.


Materiais utilizados para a exposição:

Conclusão:

....

Nenhum comentário:

Postar um comentário